
A esteira rodando, pessoas retirando as bagagens, colocando-as no carrinho de mão e partindo. Aos poucos as malas sumindo, até que a última mala é recolhida e... Cadê a minha?! Só então você se dá conta de que sua mala não veio. Nada de pânico. Siga os seguintes passos:
1- Procure imediatamente a companhia aérea e NUNCA saia do aéroporto sem o RIB (Registro de irregularidade de bagagem);
2- Se sua mala for daquelas bem coloridonas ou com detalhes que facilitem sua localização melhor! Quando o representante da cia aérea passar o alerta para os aeroportos do mundo todo pode ter certeza de que achar uma mala laranja ou com uma fita multicolorida será bem mais fácil de encontrar do que uma mala preta com rodinhas pretas; (rs)
3- Se vc é do tipo discreto, que não gosta de chamar muita atenção, fica a dica: tire um foto da mala com seu celular antes de despachá-la. Isso ajudará quando tiver que descrevê-la para o funcionário do "achados e perdidos";
4- Ao despachar itens de valor, peça para a companhia aérea o formulário de declaração de valores. NUNCA despache itens como jóias, computadores ou máquinas fotográficas, sem declará-los;
5- Se a mala não aparecer em 30 dias, você terá que negociar com a empresa aérea uma taxa de indenização. Em viagens internacionais vigora a Convenção de Varsóvia que fixa em US$ 20 o reembolso por cada quilo declarado.
6- No Brasil o Código Brasileiro de Aeronáutica é de 1986. As reclamações são tratadas pelo Código de Defesa do Consumidor e as indenizações são definidas pela justiça, ou seja, melhor tentar resolver tudo com a cia aérea mesmo;
7- Se a cia aérea não aceitar reembolsá-lo pelo valor que vc considera justo, aí amigo, a saída é buscar a justiça. DICA: Procure os juizados de pequenas causas.
Sugerimos que sempre leve uma bagagem de mão com uma muda de roupa! Pode estar certo de que essa prática fará toda a diferença caso sua mala não chegue no destino final!
Nenhum comentário:
Postar um comentário